Código
Descrição

VIKING - DYNAMIC INTERSPINOUS STABILIZATION

Registro Anvisa:

Viking

VIKING é um sistema lombar interspinoso dinâmico. Permite deformações e é capaz de transferir cargas ao longo da espinha preservando os movimentos cinemáticos do segmento ao qual está ligado, funcionando ao mesmo tempo como um “amortecedor”. Seu núcleo é uma mola elástica que pode ser deformada, permitindo assim distribuir rigidez ao longo da espinha. Graças à sua forma anatómica, constituída por duas extremidades côncavas, o dispositivo pode ser implantado entre os processos espinhosos de duas vértebras adjacentes, é fixado a elas com um ligamento Dacron passando pelos orifícios na extremidade do dispositivo e bloqueado com Um grampo Titanium. O dispositivo é feito em PAEK um polímero biocompatível. Este material, além de ser mais leve, tem também características mecânicas óptimas, em particular a sua rigidez é muito semelhante à do osso cortical humano. Conjunto de instrumentos padrão é composto por um número reduzido de peças que permitem manipular o dispositivo com segurança, permitindo assim um fácil implante.

Todos os componentes do sistema estão em conformidade com a Directiva 93/42 / CEE

Componentes

Implantes

Viking Paek - height 8 mm

VIK-08Pk5

Viking Paek - height 10 mm

VIK-10Pk5

Viking Paek - height 12 mm

VIK-12Pk5

Viking Paek - height 14 mm

VIK-14Pk5

Viking Paek - height 16 mm

VIK-16Pk5

Dacron ligament

VIK-20Pt1

Clip

VIK-30T31

Indicações

Apropriadamente utilizado, Sintea Plustek sistema de estabilização interespinosa dinâmica Viking é recomendado para tratar casos de mobilidade excessiva e anômala entre duas vértebras, mantendo o intervalo normal entre as mesmas vértebras, em oposição aos tratamentos que se estabilizam através da artrodese vertebral que funde as vértebras adjacentes irreversivelmente . O sistema é indicado para tratar a dor crônica nas costas e pernas causada por patologias degenerativas do disco intervertebral e é indicado como alternativa à artrodese vertebral para estenose espinhal e espondilolistese.

Contraindicações

As contra-indicações do sistema dinâmico de estabilização interespinosa dinâmica são análogas às de produtos similares atualmente disponíveis e incluem, mas não se limitam a:

Relativo
  • Gravidez.
  • Metástase.
  • Traumas.
  • Doença muscular, neurológica ou vascular grave.
  • Febre ou leucocitose.
  • Sinais de flogosys no local planejado do implante.
  • Cobertura inadequada dos tecidos moles no local do implante.
  • Osteoporose de alto nível.
  • Espondilolistese / altura reduzida do disco.
Absoluto
  • Infecções ativas
  • Alergia aos componentes metálicos
  • Pacientes que não desejam ou não podem seguir as prescrições

Se o implante do sistema de estabilização interespinosa Sintea Plustek Viking for considerado a melhor solução para o paciente, e se o paciente apresentar uma ou mais das contra-indicações acima, é essencial que o paciente seja informado das possíveis conseqüências negativas que possam dificultar a Sucesso do procedimento.

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Design e Engenharia

Os elementos do sistema Viking foram projetados usando os métodos clássicos de análise de tensão de mecânica contínua. Os resultados foram validados pelo Método dos Elementos Finitos para estabelecer o dimensionamento ideal em relação aos requisitos gerais de projeto e uso do dispositivo, bem como por testes experimentais estáticos e de fadiga que reproduziram as condições de carga mais críticas.

Aspectos Inovadores

A principal característica do sistema é que, pela primeira vez, é possível utilizar, na cirurgia da coluna vertebral, um dispositivo que é naturalmente deformável, em virtude do seu desenho peculiar, sem empoderar materiais com uma deformabilidade intrínseca que é obrigada a reduzir a longo prazo . É particularmente recomendado como um auxiliar para sistemas de estabilização lombar posterior. Graças ao seu núcleo de mola, o Viking permite o amortecimento e uma correta partilha de cargas entre a parte do segmento saudável da coluna vertebral e aquela onde o dispositivo é implantado, o que parece mais rígido. É capaz de absorver os esforços axiais, de flexão e de torção que atuam sobre o segmento de movimento envolvido e, ao mesmo tempo, preserva suas habilidades de movimento.

Principais Características

CARACTERÍSTICAS BIOMECÂNICAS;
COMPRESSÃO MÁXIMA: -2,5MM;
FLEXÃO MÁXIMA / EXTENSÃO; E DOBRAGEM LATERAL: 20 °;
CARGA DA FATIGA: 5.000.000 CICLOS;